Pular para o conteúdo principal

Polícia do PR reprime protesto de professores. Cadê Emmanuel?


A estranha Curitiba da terrível medida da pintura padronizada nos ônibus imposta a troco de uns BRTs superlotados e motoristas divididos entre a condução e a cobrança de passagens, dos feminicidas que matam namoradas na rua durante o dia, que impulsiona a cafonice dos ratinhos e dos chitões e xororós que se acham possuidores de "alta cultura", a Curitiba que quer ser progressista mas sofre com tamanhos retrocessos enfrenta mais um problema sério.

Pois nos últimos dias a polícia do governador do Paraná, Beto Richa, e seu secretário de Segurança Pública, Fernando Francischini, conhecido por sua truculência, reprimiu uma manifestação pacífica de professores em greve que apenas pediam melhores condições de trabalho e aumento salarial.

Foram cem feridos, além de muitos detidos, sem falar das bombas de efeito moral e outros meios de intimidar quem estivesse na frente. Parecia que Curitiba ainda vivia sob a ditadura militar, e isso faz sentido: Beto Richa é filho do falecido José Richa, político de Londrina que chegou a Curitiba sob o apadrinhamento político de Jaime Lerner, filhote da ditadura tido como "arquiteto progressista".

A repressão policial anda repercutindo de forma negativa e revela mais uma vez a crise que o Brasil vive e que o "movimento espírita" não previu nem consegue admitir. Até porque a própria religião vive uma séria crise acumulada pelos defeitos e erros desenvolvidos ao longo de 131 anos.

Para o "movimento espírita", se os professores têm salários baixos que mal conseguem fazer pagar as contas e dar qualidade de vida para si e suas famílias, e ainda por cima sofrem uma degradante rotina de trabalho, quando precisam trabalhar para receber apenas um pouco mais do que o pouco que recebem, a recomendação é apenas o "silêncio da prece", a "resignação" e a "abnegação".

E é justamente quando surgem boatos sobre o aparecimento do "Emmanuel reencarnado", atribuindo a um Guilherme Romano que, com toda a segurança, nega tal condição (até porque o sereno Guilherme não tem a índole severa do rígido e temperamental Emmanuel), é que surge esse terrível incidente justamente contra a classe comprometida com a Educação.

Para piorar, os próprios policiais foram ordenados a agir assim, sob pena de serem presos por desacato às autoridades. A polícia simplesmente tinha que agir batendo em professores e atirando bombas de efeito moral, as ordens vem do próprio governo do Paraná.

O Brasil vive uma crise de valores que vem das elites que controlam o poder político, o poder midiático e outras esferas de poder ou de processos que vão desde as decisões de caráter tecnocrático até às personalidades tidas como formadoras de opinião e de gosto popular.

A ação ultraconservadora de Beto Richa mostra essa crise de valores e como as elites reacionárias encontram mecanismos para chegarem ou se mantiverem no poder, e quando são ameaçados nos seus interesses e abusos, reagem de forma violenta e intolerante.

Isso mostra o quanto o buraco está mais embaixo no Brasil e que os sonhos de uma boa parcela de "espíritas" em ver o país comandando a comunidade das nações praticamente foi por água abaixo. Sabemos que dizer isso criaria, nos chorosos "espíritas", verdadeira enchente lacrimosa, mas é melhor que se tenha consciência da realidade ruim do que acreditar em fantasias. É admitindo que tudo está errado que se cria coragem para encarar um problema e, talvez, resolvê-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divaldo não sabia que estava apoiando um neo-nazista?

Infelizmente, o "Espiritismo" brasileiro é a religião mais respeitada do Brasil, já que suas irregularidades e erros nunca são denunciados. Por isso fica fácil pagar a doutrina brasileira, totalmente contradizente com a doutrina original francesa, e preservá-la diante da opinião pública que a define como a religião mais racional, moderna, honesta e humilde do país. Na época das eleições, correu uma declaração de Divaldo Franco que deixou os seus admiradores mais progressistas de cabelos em pé, embora em inúmeras vezes, inclusive em suas obras, o "médium" baiano tenha exposto seu claro conservadorismo, adequado a forma medieval de Catolicismo que dominava em seus tempos de jovem. Falando curto e grosso: Divaldo declarou seu apoio a Jair Bolsonaro. Não podemos mais colocar provas disto aqui por alguma censura que retirou qualquer referência a declaração para que fiéis progressistas continuassem idolatrando o "médium", que dá muito dinheiro para a

Ódio anti-petista de Robson Pinheiro pode ter orientação de espíritos de senhores de engenho e adeptos do Fascismo

O "Espiritismo" sempre foi conhecido como a religião da razão e do amor. Mas Robson Pinheiro que mudar isso. Para ele o "Espiritismo" passa a ser a doutrina da barbárie e do ódio. Incapaz de negociar com aqueles que não se afinam com suas convicções políticas elitistas, Pinheiro se une aos neo-pentecostais e derrama a sua gosmenta baba de raiva contra a esquerda, ignorando os verdadeiros responsáveis pela crise, que é mundial e desprezando os bastidores do poder. Robson é um autêntico analfabeto político, pois dá sinais de que não sabe das complexas relações de poder, num perfeito exemplo de pedantismo político. E de acordo com a lei de afinidade (ignorada pelos "espíritas" brasileiros), atrai espíritos de senhores de engenho e de simpatizantes do Fascismo. Pinheiro psicografa um livro "político" demonstrando escancarado desconhecimento sobre o assunto. Ignora fatos que comprovam que a verdadeira quadrilha é justamente os políticos que ele

“Divaldo Franco é um charlatão”, diz jornal espírita sobre bolsonarismo do médium

Publicado no Jornal Crítica Espírita: Na análise marxista, a religião possui um duplo sentido social. Pode ser tanto “ópio”, ou seja, alienação, misticismo, sectarismo, e domesticação das massas em prol da classe que a oprime, quanto “protesto”, como transformação para “quebrar as correntes que aprisionam o homem a um mundo invertido”. Allan Kardec, na Revista Espírita de 1868, alguns meses antes de desencarnar, conceitua religião como “comunhão de pensamentos e sentimentos com vistas ao amor e à fraternidade”. Com todas as limitações históricas e teóricas, viu que a religião deveria se caracterizar pela existência de elementos progressistas. Nesta foto, vemos perfeitamente a religião como ópio e ferramenta da ignorância e do ódio. Abraços afetuosos, exalando canalhice, safadeza e aquele sadismo clássico e “civilizado” de quem quer receber aplausos daqueles cuja dignidade foi sabotada por um projeto econômico e político de extorsão do povo. Lado bom: máscaras finalmente caíram. Há al