Pular para o conteúdo principal

"Espíritas" agora falam em "coerência de conduta"


Diante da crise que vive o "espiritismo" brasileiro, seus líderes agora tentam reagir, desesperados. Em primeira instância, eles tentaram usar a grande mídia para mostrar seus "maravilhosos trabalhos", e a coisa não deu certo.

Depois, eles tentaram provar que estão certos, usando artigos acadêmicos risíveis, feitos com metodologias duvidosas, na tentativa de comprovar "cientificamente" alguns fenômenos absurdos, incluindo atribuir ao fictício André Luiz um pioneirismo científico de até 63 anos (!).

Usaram até mesmo dois militares norte-americanos, que provavelmente nunca conheceram Chico Xavier, para confirmar uma suposta profecia trazida por um sonhozinho de nada. Para piorar, o sonho de Chico Xavier era de 1969 e os episódios narrados pelos militares foram de 1964 e 1967. Portanto, uma previsão "confirmada" por dados passados (?!) e não futuros.

Desesperados com a onda de questionamentos que aparecem nas mídias sociais e na blogosfera, o "movimento espírita" brasileiro está em pânico e seus líderes agora falam em "coerência de conduta", preocupados com o que andam fazendo "alguns maus espíritas".

Eles reclamam que o "espiritismo" está falhando na sua conduta, e que precisa manter um ponto de equilíbrio e coerência doutrinária, mantendo o controle de seus impulsos e o esclarecimento pleno de seus membros e dirigentes.

Dizendo assim, tudo fica bonito, tudo fica maravilhoso. Só que a coerência que os líderes "espíritas" reivindicam, alegando "fidelidade à doutrina de Allan Kardec", também não passa de uma grande e bela conversa para boi dormir.

Isso porque a doutrina que eles pregam, cujos astros são Chico Xavier e Divaldo Franco, é em si marcada pela incoerência, porque o "espiritismo" que esses "coerentes" defendem é na verdade a sua forma já deturpada por ritos e dogmas católicos, há muito desvinculada do pensamento de Allan Kardec.

Que "coerência" de conduta é essa? Simples. A conduta calma, serena, sem conflitos, limitada às diretrizes do que se entende como "espiritismo" no Brasil. Nada de fidelidade a Allan Kardec, tão entusiasmadamente bajulado pelo seu carisma quanto maldosamente desdenhado pelo seu pensamento.

O que os líderes "espíritas" querem é apenas que se mantenha estável e sem conflitos um padrão de doutrina baseado no religiosismo exagerado, numa pseudo-mediunidade irresponsável mas voltada às "palavras de amor" e uma série de ritos e dogmas piegas, moralistas, místicos aos quais todos têm que aceitar e reconhecer seu valor (se é que ele existe).

Isso é que os chefes do "espiritismo" querem. Nada a ver com coerência com Allan Kardec e seu pensamento científico. Tudo a ver com os delírios de Chico Xavier e Divaldo Franco, que foram os que mais contrariaram a coerência espírita que provoca as polêmicas e crises que estão aí.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divaldo não sabia que estava apoiando um neo-nazista?

Infelizmente, o "Espiritismo" brasileiro é a religião mais respeitada do Brasil, já que suas irregularidades e erros nunca são denunciados. Por isso fica fácil pagar a doutrina brasileira, totalmente contradizente com a doutrina original francesa, e preservá-la diante da opinião pública que a define como a religião mais racional, moderna, honesta e humilde do país. Na época das eleições, correu uma declaração de Divaldo Franco que deixou os seus admiradores mais progressistas de cabelos em pé, embora em inúmeras vezes, inclusive em suas obras, o "médium" baiano tenha exposto seu claro conservadorismo, adequado a forma medieval de Catolicismo que dominava em seus tempos de jovem. Falando curto e grosso: Divaldo declarou seu apoio a Jair Bolsonaro. Não podemos mais colocar provas disto aqui por alguma censura que retirou qualquer referência a declaração para que fiéis progressistas continuassem idolatrando o "médium", que dá muito dinheiro para a

Ódio anti-petista de Robson Pinheiro pode ter orientação de espíritos de senhores de engenho e adeptos do Fascismo

O "Espiritismo" sempre foi conhecido como a religião da razão e do amor. Mas Robson Pinheiro que mudar isso. Para ele o "Espiritismo" passa a ser a doutrina da barbárie e do ódio. Incapaz de negociar com aqueles que não se afinam com suas convicções políticas elitistas, Pinheiro se une aos neo-pentecostais e derrama a sua gosmenta baba de raiva contra a esquerda, ignorando os verdadeiros responsáveis pela crise, que é mundial e desprezando os bastidores do poder. Robson é um autêntico analfabeto político, pois dá sinais de que não sabe das complexas relações de poder, num perfeito exemplo de pedantismo político. E de acordo com a lei de afinidade (ignorada pelos "espíritas" brasileiros), atrai espíritos de senhores de engenho e de simpatizantes do Fascismo. Pinheiro psicografa um livro "político" demonstrando escancarado desconhecimento sobre o assunto. Ignora fatos que comprovam que a verdadeira quadrilha é justamente os políticos que ele

“Divaldo Franco é um charlatão”, diz jornal espírita sobre bolsonarismo do médium

Publicado no Jornal Crítica Espírita: Na análise marxista, a religião possui um duplo sentido social. Pode ser tanto “ópio”, ou seja, alienação, misticismo, sectarismo, e domesticação das massas em prol da classe que a oprime, quanto “protesto”, como transformação para “quebrar as correntes que aprisionam o homem a um mundo invertido”. Allan Kardec, na Revista Espírita de 1868, alguns meses antes de desencarnar, conceitua religião como “comunhão de pensamentos e sentimentos com vistas ao amor e à fraternidade”. Com todas as limitações históricas e teóricas, viu que a religião deveria se caracterizar pela existência de elementos progressistas. Nesta foto, vemos perfeitamente a religião como ópio e ferramenta da ignorância e do ódio. Abraços afetuosos, exalando canalhice, safadeza e aquele sadismo clássico e “civilizado” de quem quer receber aplausos daqueles cuja dignidade foi sabotada por um projeto econômico e político de extorsão do povo. Lado bom: máscaras finalmente caíram. Há al