Pular para o conteúdo principal

"Espiritismo" brasileiro é o "Charlie Charlie Challenge" levado a sério

Quando não se estuda seriamente algo, a consequência inevitável é fazer errado. E não raramente tais erros podem causar sérios danos, além de desviar dos objetivos iniciais. Isso nunca é bom e pode causar inúmeros problemas.

Surgiu recentemente um papo conhecido como "Desafio Charlie Charlie" uma variação bem simples da tábua Ouija que consiste em um pedaço de papel com dois lápis colocados em forma de cruz, com quatro partes escritas "sim", "não", "sim" e "não". A meta era chamar um suposto espírito de nome Charly Charlie (o nome é esse, diferente do nome do desafio), que responderia as perguntas girando um dos lápis em direção à resposta escolhida.

É uma brincadeira irresponsável, pois por ser fútil, há uma atração de espíritos ignorantes, gozadores e não raramente mal intencionados. Há relatos de jovens que tiveram danos sérios após fazer a brincadeira.

E o "Espiritismo" brasileiro, o que tem a ver com isso? Em primeira instância, lideranças disseram não aprovar a brincadeira. Mas se esqueceram de olhar para o próprio rabo. O "Espiritismo" brasileiro pode ser considerado uma versão mais antiga e sofisticada do "Desafio Charlie Charlie", pois transformou o contato com espíritos em uma brincadeira, iniciada desde que transformaram a doutrina em uma igreja de dogmas e santos.

A Doutrina Espírita foi totalmente deturpada, com muitos pontos alterados e até invertidos. Apesar e bajulado constantemente, Allan Kardec é solenemente ignorado e o seu trabalho sério de estudo acabou virando piada para leigos, já que os brasileiros preferiram inserir um monte de bobagens na tentativa de priorizar a religiosidade intrusa, sobretudo a Católica, verdadeira crença das lideranças que falam no Brasil em nome do "Espiritismo".

E aí vem muitas comunicações falsas, seja por terem vindo de espíritos de índole e identidade duvidosas, seja de médiuns farsantes que escrevem mensagens padronizadas tipicamente de igreja, enganando fiéis ansiosos por uma comunicação vinda do mundo dos mortos. E todas as mensagens com conteúdo que destoa completamente da verdadeira Doutrina Espírita, oscilando entre uma versão retrógrada do catolicismo e tolas novidades místicas.

E para piorar, esses irresponsáveis ganham sério prestígio de sábios, fazendo com que essa brincadeira de Ouija pareça mediunidade seria e responsável, causando danos em quem acredita nessas personalidades, infelizmente tachadas de "espíritos superiores".

E não venham os "espíritas" de fachada pedir respeito porque o que está sendo dito aqui nada tem de ofensivo. Os "espíritas" brasileiros não souberam respeitar a doutrina e vivem falando bobagens em nome dela através de virulentas palestras que ensinam tudo errado, pois sã feitas por quem não teve a disposição de estudar Kardec a sério, usando o nome do codificador apenas para promoção pessoal.

Triste dizer isso, mas o que os brasileiros conhecem como "Espiritismo" não é muto diferente desse "Desafio Charlie Charlie" e o resultado comprova: a versão deturpada da doutrina não conseguiu em 130 anos transformar a sociedade como um todo para melhor (permanecendo estagnada na mesma inércia intelectual de sempre), preferindo transformar a comunicação com os mortos em uma piada sem graça, fugindo completamente da proposta original.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divaldo não sabia que estava apoiando um neo-nazista?

Infelizmente, o "Espiritismo" brasileiro é a religião mais respeitada do Brasil, já que suas irregularidades e erros nunca são denunciados. Por isso fica fácil pagar a doutrina brasileira, totalmente contradizente com a doutrina original francesa, e preservá-la diante da opinião pública que a define como a religião mais racional, moderna, honesta e humilde do país. Na época das eleições, correu uma declaração de Divaldo Franco que deixou os seus admiradores mais progressistas de cabelos em pé, embora em inúmeras vezes, inclusive em suas obras, o "médium" baiano tenha exposto seu claro conservadorismo, adequado a forma medieval de Catolicismo que dominava em seus tempos de jovem. Falando curto e grosso: Divaldo declarou seu apoio a Jair Bolsonaro. Não podemos mais colocar provas disto aqui por alguma censura que retirou qualquer referência a declaração para que fiéis progressistas continuassem idolatrando o "médium", que dá muito dinheiro para a

Ódio anti-petista de Robson Pinheiro pode ter orientação de espíritos de senhores de engenho e adeptos do Fascismo

O "Espiritismo" sempre foi conhecido como a religião da razão e do amor. Mas Robson Pinheiro que mudar isso. Para ele o "Espiritismo" passa a ser a doutrina da barbárie e do ódio. Incapaz de negociar com aqueles que não se afinam com suas convicções políticas elitistas, Pinheiro se une aos neo-pentecostais e derrama a sua gosmenta baba de raiva contra a esquerda, ignorando os verdadeiros responsáveis pela crise, que é mundial e desprezando os bastidores do poder. Robson é um autêntico analfabeto político, pois dá sinais de que não sabe das complexas relações de poder, num perfeito exemplo de pedantismo político. E de acordo com a lei de afinidade (ignorada pelos "espíritas" brasileiros), atrai espíritos de senhores de engenho e de simpatizantes do Fascismo. Pinheiro psicografa um livro "político" demonstrando escancarado desconhecimento sobre o assunto. Ignora fatos que comprovam que a verdadeira quadrilha é justamente os políticos que ele

“Divaldo Franco é um charlatão”, diz jornal espírita sobre bolsonarismo do médium

Publicado no Jornal Crítica Espírita: Na análise marxista, a religião possui um duplo sentido social. Pode ser tanto “ópio”, ou seja, alienação, misticismo, sectarismo, e domesticação das massas em prol da classe que a oprime, quanto “protesto”, como transformação para “quebrar as correntes que aprisionam o homem a um mundo invertido”. Allan Kardec, na Revista Espírita de 1868, alguns meses antes de desencarnar, conceitua religião como “comunhão de pensamentos e sentimentos com vistas ao amor e à fraternidade”. Com todas as limitações históricas e teóricas, viu que a religião deveria se caracterizar pela existência de elementos progressistas. Nesta foto, vemos perfeitamente a religião como ópio e ferramenta da ignorância e do ódio. Abraços afetuosos, exalando canalhice, safadeza e aquele sadismo clássico e “civilizado” de quem quer receber aplausos daqueles cuja dignidade foi sabotada por um projeto econômico e político de extorsão do povo. Lado bom: máscaras finalmente caíram. Há al