Pular para o conteúdo principal

Polêmicas de Silas Malafaia fortalecem mito de Chico Xavier

Silas Malafaia, líder máximo da igreja neo-pentecostal Assembleia de Deus tem conseguido fama nos últimos meses graças a um festival de declarações e atitudes polêmicas que vem repercutindo muito através da internet. Quem não é seu discípulo tratou logo de transformá-lo em vilão do momento.

Mas a religiosidade, ópio preferido da maioria da população, não iria ser deixada de lado só porque uma de suas maiores lideranças deu sinais de desprezo aos direitos humanos em prol da defesa de convicções próprias. Alguém teria que substituir Malafaia na função de pastor de ovelhas humanas.

E quem foi o escolhido? Quem? Quem? O bom velhinho Chico Xavier, aquele do qual - supostamente - não se conhece nenhum traço de erro (agradeçam a FEB) e que muito pensam ser o ser mais evoluído que esteva na Terra. Kardec havia falado de Jesus. Mas Chico Xavier não existia na época da codificação, não é?...

Belo trabalho da FEB em colocar os erros do médium desinformado embaixo do tapete. A memória curta do brasileiro e o desprezo e preguiça a análises aprofundadas favoreceram que todos se esquecessem dos defeitos do "bom velhinho", que por isso mesmo acabou virando o"Anti-Malafaia" fazendo muitos incautos e incultos correrem para os braços do falecido médium para se proteger das grotescas declarações do neo-pentecostal irado. 

Mas esquecem todos que Xavier, o "infalível", o "infinitamente bondoso" e "o ultra avançado da modernidade" tinha grades afinidades ideológicas com Malafaia, sendo tão conservador quanto. Descontadas algumas poucas diferenças, trocar Malafaia por Xavier na verdade seria trocar o 6 pelo meia dúzia.

Xavier era extremamente moralista - no sentido medieval mesmo, pois era católico ferrenho da linha jesuíta - além de demonstrar certo machismo, racismo (estranho; pardo, agia como se fosse branco), glorificava o sofrimento, estimulando o masoquismo e defendeu com convicção a Ditadura Militar no seu triste auge, se referindo aos ditadores como "construtores de um Reino de Amor". Para quem duvida aconselho ver na íntegra a entrevista que o médium deu no programa Pinga Fogo em 1971.

O que significa que Xavier não era assim tao "Anti-Malafaia". Seria melhor as pessoas esquecessem esse negócio de religião e partissem para algo mais racional. A fé cega sempre demonstrou incompetente para resolver os problemas cotidianos e não será trocar um Malafaia por outro mais simpático que irá melhorar a sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divaldo não sabia que estava apoiando um neo-nazista?

Infelizmente, o "Espiritismo" brasileiro é a religião mais respeitada do Brasil, já que suas irregularidades e erros nunca são denunciados. Por isso fica fácil pagar a doutrina brasileira, totalmente contradizente com a doutrina original francesa, e preservá-la diante da opinião pública que a define como a religião mais racional, moderna, honesta e humilde do país. Na época das eleições, correu uma declaração de Divaldo Franco que deixou os seus admiradores mais progressistas de cabelos em pé, embora em inúmeras vezes, inclusive em suas obras, o "médium" baiano tenha exposto seu claro conservadorismo, adequado a forma medieval de Catolicismo que dominava em seus tempos de jovem. Falando curto e grosso: Divaldo declarou seu apoio a Jair Bolsonaro. Não podemos mais colocar provas disto aqui por alguma censura que retirou qualquer referência a declaração para que fiéis progressistas continuassem idolatrando o "médium", que dá muito dinheiro para a

Ódio anti-petista de Robson Pinheiro pode ter orientação de espíritos de senhores de engenho e adeptos do Fascismo

O "Espiritismo" sempre foi conhecido como a religião da razão e do amor. Mas Robson Pinheiro que mudar isso. Para ele o "Espiritismo" passa a ser a doutrina da barbárie e do ódio. Incapaz de negociar com aqueles que não se afinam com suas convicções políticas elitistas, Pinheiro se une aos neo-pentecostais e derrama a sua gosmenta baba de raiva contra a esquerda, ignorando os verdadeiros responsáveis pela crise, que é mundial e desprezando os bastidores do poder. Robson é um autêntico analfabeto político, pois dá sinais de que não sabe das complexas relações de poder, num perfeito exemplo de pedantismo político. E de acordo com a lei de afinidade (ignorada pelos "espíritas" brasileiros), atrai espíritos de senhores de engenho e de simpatizantes do Fascismo. Pinheiro psicografa um livro "político" demonstrando escancarado desconhecimento sobre o assunto. Ignora fatos que comprovam que a verdadeira quadrilha é justamente os políticos que ele

“Divaldo Franco é um charlatão”, diz jornal espírita sobre bolsonarismo do médium

Publicado no Jornal Crítica Espírita: Na análise marxista, a religião possui um duplo sentido social. Pode ser tanto “ópio”, ou seja, alienação, misticismo, sectarismo, e domesticação das massas em prol da classe que a oprime, quanto “protesto”, como transformação para “quebrar as correntes que aprisionam o homem a um mundo invertido”. Allan Kardec, na Revista Espírita de 1868, alguns meses antes de desencarnar, conceitua religião como “comunhão de pensamentos e sentimentos com vistas ao amor e à fraternidade”. Com todas as limitações históricas e teóricas, viu que a religião deveria se caracterizar pela existência de elementos progressistas. Nesta foto, vemos perfeitamente a religião como ópio e ferramenta da ignorância e do ódio. Abraços afetuosos, exalando canalhice, safadeza e aquele sadismo clássico e “civilizado” de quem quer receber aplausos daqueles cuja dignidade foi sabotada por um projeto econômico e político de extorsão do povo. Lado bom: máscaras finalmente caíram. Há al