Pular para o conteúdo principal

Bezerra de Ouro

Os enxertos católicos na versão brasileira do Espiritismo não foram inseridos por Chico Xavier, médium que apesar de grande facilidade de comunicação com os espíritos, era católico fervoroso, praticante e tinha como "madrinha" a Nossa Senhora da Abadia, uma entidade tipicamente católica e totalmente estranha à Doutrina Espírita.

Na verdade, Xavier encontrou um ambiente propício para que pudesse agir sem abandonar suas crenças pessoais. O Espiritismo brasileiro já possuía todas as características católicas devidamente enxertadas, que vemos hoje em dia. Desde o início da FEB, a federação que diz representar o Espiritismo, mas ignorando todos os pontos originais, admitindo dele apenas a pluralidade das existências e a comunicabilidade com os mortos.

Um dos fundadores da FEB, e consequentemente do Espiritolicismo, e um dos primeiros presidentes da federação foi o cearense radicado no Rio de Janeiro Adolfo Bezerra de Menezes, tradicionalmente endeusado como "Apóstolo" (tinha que ser - termo catolizado) pela mitologia espiritólica. Bezerra era católico praticante, como os fundadores da citada entidade, não hesitando em inserir na doutrina todo tipo de enxerto que achava conveniente inserir para fazer do Espiritolicismo uma nova igreja.

Bezerra não entendeu a doutrina, embora os leigos e os espiritólicos o estigmatizem como o "Kardec brasileiro", embora o cearense cidadão tenha optado por seguir Roustaing, algoz ideológico de Kardec (algoz no sentido de opositor ideológico - Kardec, coerentemente, não tinha inimigos), que definiu como "ideias avançadas" sobre o "Espiritismo".

Aqui abaixo reproduzo um texto de autoria atribuída a Bezerra de Menezes, em que mostra um festival de enxertos católicos colocados de maneira confusa, dando a entender que Menezes estava indeciso entre as duas crenças, preferindo misturá-las, resultando numa quizumba doida que nem merecia ser rotulada. Mas que pode ser entendida como Espiritolicismo, esta forma doida de Espiritismo, sincrética e confusa. Vamos ao texto:

"Agora que V. já conhece as minhas idéias, vou dizer-lhe o meu credo. Creio em Deus Pai, Todo Poderoso, Criador do Céu e da Terra. Creio em Jesus Cristo, seu dileto Filho, Nosso Senhor e Redentor. Creio que a Igreja foi instituída por Ele para ensinar sua santa doutrina e que é assistida pelo Espírito Santo nesse santíssimo mister. Creio na comunhão dos Santos, na ressurreição da carne, na vida eterna. 

Não creio na lenda dos anjos decaídos, porque crer nisso valeria por negar a onipotência e a onisciência do Senhor. Não creio que o mal possa triunfar do bem, eternizando-se, como este, no reino de Satanás. Não creio que um espírito criado pelo Senhor possa fazer-lhe frente, resistir-lhe e destruir-lhe os planos e nem que o Senhor permita isso, servindo-se do rebelde para castigar o rebelde, porque, nesse caso, Deus não criou o homem para o bem, para a felicidade.

Não creio na 'vida única, porque o homem é perfectível. Não creio nas penas eternas, porque Deus é pai. Não creio na infalibilidade do papa, porque assim teríamos um Deus no Céu e outro na Terra. E a comunicação dos santos significa, para mim, a comunicação dos espíritos. E a ressurreição da carne significa a reencarnação dos espíritos. Eis o meu credo e digo-lhe: que tenho fé viva e esperança firme de subir com ele à sociedade de Deus na eternidade."

É esse o pensamento do suposto "Apóstolo do Espiritismo"? Que texto confuso, fortemente catolizado, excessivamente passional e em nada racional. É uma ingenuidade achar que Bezerra de Menezes represente melhor o Espiritismo do que Angeli Torteroli, com quem teve uma intensa divergência, já que o italiano, radicado no Brasil estava disposto a ser fel a Doutrina Espírita como ela surgiu, o que foi definitivamente arruinado por Bezerra de Menezes. 

Bezerra, católico fiel, preferiu o sincretismo irresponsável que impediu a evolução espiritual de muitos seguidores da versão brasileira da doutrina, travando o desenvolvimento intelectual em favor de uma fé cega que favorece a intromissão de espíritos de índole duvidosa como os que escreveram através do ingênuo médium mineiro tido erroneamente como "pastor" desse rebanho de ingênuos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divaldo não sabia que estava apoiando um neo-nazista?

Infelizmente, o "Espiritismo" brasileiro é a religião mais respeitada do Brasil, já que suas irregularidades e erros nunca são denunciados. Por isso fica fácil pagar a doutrina brasileira, totalmente contradizente com a doutrina original francesa, e preservá-la diante da opinião pública que a define como a religião mais racional, moderna, honesta e humilde do país. Na época das eleições, correu uma declaração de Divaldo Franco que deixou os seus admiradores mais progressistas de cabelos em pé, embora em inúmeras vezes, inclusive em suas obras, o "médium" baiano tenha exposto seu claro conservadorismo, adequado a forma medieval de Catolicismo que dominava em seus tempos de jovem. Falando curto e grosso: Divaldo declarou seu apoio a Jair Bolsonaro. Não podemos mais colocar provas disto aqui por alguma censura que retirou qualquer referência a declaração para que fiéis progressistas continuassem idolatrando o "médium", que dá muito dinheiro para a

Ódio anti-petista de Robson Pinheiro pode ter orientação de espíritos de senhores de engenho e adeptos do Fascismo

O "Espiritismo" sempre foi conhecido como a religião da razão e do amor. Mas Robson Pinheiro que mudar isso. Para ele o "Espiritismo" passa a ser a doutrina da barbárie e do ódio. Incapaz de negociar com aqueles que não se afinam com suas convicções políticas elitistas, Pinheiro se une aos neo-pentecostais e derrama a sua gosmenta baba de raiva contra a esquerda, ignorando os verdadeiros responsáveis pela crise, que é mundial e desprezando os bastidores do poder. Robson é um autêntico analfabeto político, pois dá sinais de que não sabe das complexas relações de poder, num perfeito exemplo de pedantismo político. E de acordo com a lei de afinidade (ignorada pelos "espíritas" brasileiros), atrai espíritos de senhores de engenho e de simpatizantes do Fascismo. Pinheiro psicografa um livro "político" demonstrando escancarado desconhecimento sobre o assunto. Ignora fatos que comprovam que a verdadeira quadrilha é justamente os políticos que ele

“Divaldo Franco é um charlatão”, diz jornal espírita sobre bolsonarismo do médium

Publicado no Jornal Crítica Espírita: Na análise marxista, a religião possui um duplo sentido social. Pode ser tanto “ópio”, ou seja, alienação, misticismo, sectarismo, e domesticação das massas em prol da classe que a oprime, quanto “protesto”, como transformação para “quebrar as correntes que aprisionam o homem a um mundo invertido”. Allan Kardec, na Revista Espírita de 1868, alguns meses antes de desencarnar, conceitua religião como “comunhão de pensamentos e sentimentos com vistas ao amor e à fraternidade”. Com todas as limitações históricas e teóricas, viu que a religião deveria se caracterizar pela existência de elementos progressistas. Nesta foto, vemos perfeitamente a religião como ópio e ferramenta da ignorância e do ódio. Abraços afetuosos, exalando canalhice, safadeza e aquele sadismo clássico e “civilizado” de quem quer receber aplausos daqueles cuja dignidade foi sabotada por um projeto econômico e político de extorsão do povo. Lado bom: máscaras finalmente caíram. Há al