Pular para o conteúdo principal

Espiritismo Ateu ou Ateísmo Espírita: uma realidade

Muita gente estranha esta ideia de ateísmo espírita porque se acostumaram a associar a imaterialidade a religiosidade. Talvez por acreditarem que os espíritos sejam divindades, o que justifica o teor igrejista das mensagens supostamente psicografadas. 

O "Espiritismo" brasileiro, uma colcha de retalhos construída sobre uma base católica, sempre passou a ideia de que era uma seita religiosa, com direito a divindades encarnadas (??!!!) personificadas pelas suas lideranças, além das desencarnadas, representadas por aqueles que são chamados de "espíritos superiores".

As obras de Kardec desmontam este igrejismo que no fundo não passa e uma revisão do Catolicismo em que se reconhece a possibilidade de reencarnações e a comunicação com os mortos. Espíritos e reencarnações são fatos passíveis de serem estudados pela ciência, mas não da forma que é feito no "Espiritismo" brasileiro, irracional na prática e que só usa a ciência e a suposta "fé raciocinada" (como eles chamam a sua fé cega) para autenticar os absurdos em que acreditam.

Raciocinando profundamente não com a "fé", mas com a razão, a gente percebe que não existe divindades e que a existência de uma vida em outra dimensão, em outros estados da matéria e da não-matéria não depende de um deus, uma divindade ou de uma individualidade.

Os espíritos haviam dado uma pista de que o ateísmo espírita é uma realidade quando responderam a sensata pergunta de Allan Kardec, "o QUE é Deus". A resposta foi anda mais sábia:

- "Inteligência suprema, causa primária de todas as coisas".

Onde é que está escrito nesta frase que existe uma pessoa, uma individualidade ou um ser que vive de nos dar ordens e quer que sejamos seu escravos? A frase é bem clara em afirmar que o que conhecemos como "Deus" não e uma individualidade e sim um conjunto de fatores. A palavra "causa" foi muito bem utilizada, além do conectivo "que", propondo que "Deus" seja na verdade a execução do sistema de leis da natureza, algo que nunca será descoberto pelas religiões (sempre especulativas) e sim pelas ciências, sobretudo a física, a astronomia, a química e a biologia.

O que o Divaldo Franco disse recentemente que "Deus" era "um ser humano do sexo masculino" e que isso estaria "perfeitamente certo" é um engodo igrejista, uma importação católica. A ciência vai contra isso, pois se formos a fundo na lógica comprovaremos a impossibilidade desta definição. Mas como Divaldo é um deturpador, e um dos responsáveis da que podemos chamar de Igreja Espírita (algo totalmente anti-kardeciano), não devemos levar a sério a sua declaração feita, não por coincidência, quando ele foi conversar com o Papa Francisco, maior liderança do Catolicismo. 

O Espiritismo surgiu para ser uma ciência. Os estados diferentes da matéria, a não-matéria e os seres que habitam nestas dimensões mereciam uma disciplina que os estudasse. Mas desde as deturpações do filósofo de formação católica Jean Baptiste Roustaing, passando por todos os equívocos praticados pelo "Espiritismo" brasileiro, a racionalidade científica da doutrina foi totalmente descartada, substituída por uma seita desonesta que usa a fé cega para satisfazer o interesse de suas lideranças supostamente "divinas".

Está mais do que na hora de aniquilarmos todos esses erros e mitos (incluindo lideranças "respeitáveis"), que de maneira irresponsável vem brincando com a espiritualidade sem o menor conhecimento, gerando muita incompreensão e danos e impedindo a evolução espiritual da humanidade.

O ateísmo espírita chega para devolver o interesse científico à doutrina, estimulando o questionamento, a análise e a pesquisa, eliminando a preguiça intelectual que faz com que seus seguidores aceitem qualquer bobagem com verdade absoluta, construindo suas vidas sobre essa areia movediça da fé "raciocinada" sem raciocínio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divaldo não sabia que estava apoiando um neo-nazista?

Infelizmente, o "Espiritismo" brasileiro é a religião mais respeitada do Brasil, já que suas irregularidades e erros nunca são denunciados. Por isso fica fácil pagar a doutrina brasileira, totalmente contradizente com a doutrina original francesa, e preservá-la diante da opinião pública que a define como a religião mais racional, moderna, honesta e humilde do país. Na época das eleições, correu uma declaração de Divaldo Franco que deixou os seus admiradores mais progressistas de cabelos em pé, embora em inúmeras vezes, inclusive em suas obras, o "médium" baiano tenha exposto seu claro conservadorismo, adequado a forma medieval de Catolicismo que dominava em seus tempos de jovem. Falando curto e grosso: Divaldo declarou seu apoio a Jair Bolsonaro. Não podemos mais colocar provas disto aqui por alguma censura que retirou qualquer referência a declaração para que fiéis progressistas continuassem idolatrando o "médium", que dá muito dinheiro para a

Ódio anti-petista de Robson Pinheiro pode ter orientação de espíritos de senhores de engenho e adeptos do Fascismo

O "Espiritismo" sempre foi conhecido como a religião da razão e do amor. Mas Robson Pinheiro que mudar isso. Para ele o "Espiritismo" passa a ser a doutrina da barbárie e do ódio. Incapaz de negociar com aqueles que não se afinam com suas convicções políticas elitistas, Pinheiro se une aos neo-pentecostais e derrama a sua gosmenta baba de raiva contra a esquerda, ignorando os verdadeiros responsáveis pela crise, que é mundial e desprezando os bastidores do poder. Robson é um autêntico analfabeto político, pois dá sinais de que não sabe das complexas relações de poder, num perfeito exemplo de pedantismo político. E de acordo com a lei de afinidade (ignorada pelos "espíritas" brasileiros), atrai espíritos de senhores de engenho e de simpatizantes do Fascismo. Pinheiro psicografa um livro "político" demonstrando escancarado desconhecimento sobre o assunto. Ignora fatos que comprovam que a verdadeira quadrilha é justamente os políticos que ele

“Divaldo Franco é um charlatão”, diz jornal espírita sobre bolsonarismo do médium

Publicado no Jornal Crítica Espírita: Na análise marxista, a religião possui um duplo sentido social. Pode ser tanto “ópio”, ou seja, alienação, misticismo, sectarismo, e domesticação das massas em prol da classe que a oprime, quanto “protesto”, como transformação para “quebrar as correntes que aprisionam o homem a um mundo invertido”. Allan Kardec, na Revista Espírita de 1868, alguns meses antes de desencarnar, conceitua religião como “comunhão de pensamentos e sentimentos com vistas ao amor e à fraternidade”. Com todas as limitações históricas e teóricas, viu que a religião deveria se caracterizar pela existência de elementos progressistas. Nesta foto, vemos perfeitamente a religião como ópio e ferramenta da ignorância e do ódio. Abraços afetuosos, exalando canalhice, safadeza e aquele sadismo clássico e “civilizado” de quem quer receber aplausos daqueles cuja dignidade foi sabotada por um projeto econômico e político de extorsão do povo. Lado bom: máscaras finalmente caíram. Há al