Pular para o conteúdo principal

"Espiritismo" no Brasil é uma doutrina traiçoeira

Por Senhor dos Anéis

Infelizmente, as boas intenções do pedagogo Leon Rivail, conhecido como Allan Kardec, foram totalmente desvirtuadas pelo Catolicismo redivivo que veio a se constituir no Espiritismo brasileiro.

Já na França, quando a política era submetida aos valores da Igreja Católica, Kardec já sentia o peso de suas lições, ideias e projetos serem postos à margem. Mesmo seus aliados passaram a assumir seu legado, depois da morte do pedagogo, de maneira tão moderada que a essência científica das descobertas espíritas se diluiu para um religiosismo moralista que aumentou feito uma bola de neve.

No Brasil, marcado pelo medievalismo dos jesuítas e pela herança do Catolicismo de Portugal que, mesmo depois do impacto da Revolução Francesa, ainda mandava queimar hereges em praça pública, o Espiritismo já começou distorcido, para não desagradar as lideranças católicas do país.

Se as lições do professor Kardec se tornaram parcialmente apreciadas - apenas ideias genéricas como a vida após a morte e a reencarnação - , a coisa piorou mais ainda quando um intruso, o advogado francês Jean-Baptiste Roustaing, foi fazer Doutrina Espírita de acordo com seu umbigo católico e brindou o país com ideias alucinadas e alucinantes.

Aí, durante um bom tempo, o que se entende como "doutrina espírita" no Brasil passou a incluir um Jesus Cristo fluídico que nunca passou de um fantasma materializado, que não sofreu as dores que teve, principalmente quando era crucificado. Não bastasse isso, Roustaing ainda trouxe a ameaça de que viraríamos lesmas e vermes se não nos comportarmos direitinho na encarnação presente.

Mas isso é pinto. O que veio a reboque do "espiritismo" brasileiro foi muito pior do que os delírios de Roustaing, porque estes poderiam ser combatidos com um argumento mais lógico. O que veio a reboque, a partir do médico Adolfo Bezerra de Menezes - que todo mundo esqueceu que não era mais do que um "típico político do PMDB" no Segundo Império - foi osso duro de roer.

Vieram ritos católicos travestidos de "espíritas", desde a "água fluidificada" (ou água benta?) até o "auxílio fraterno" (ou confessionário?), valores moralistas tipicamente católicos que, contrariando as condições materiais das encarnações, transformam a instituição Família em clãs espirituais fixos e permanentes, num claro sinal de materialismo hierárquico.

A ciência só aparece se for para comprovar absurdos e não questionar os dogmas, ritos e fantasias que o "espiritismo" brasileiro transmite. Se, por exemplo, os "espíritas" falam em "zoológico do além", a Zoologia só é bem-vinda quando corrobora todo tipo de fantasia. Se arrisca a questioná-la, é rebaixada a "julgamento terreno dos homens sob a ótica da matéria".

Os supostos "médiuns" só fazem aumentar a bagunça, escrevendo tudo de sua própria imaginação e atribuindo os nomes aos mortos de sua escolha. Mensagens "espirituais" iguaizinhas, com as caligrafias apenas dos "médiuns", não passam de propagandismo religioso, tendo até mershandising e tudo o mais.

E o que isso atrai? Espíritos puros da mais elevada condição moral? Espíritos dotados tanto de profunda inteligência e caráter grandioso? Nem em sonhos! O que atrai são espíritos brincalhões e até perversos que veem nesse carnaval da falsidade ideológica um recreio para seus instintos enganadores e exploradores.

Até quando há tragédias, os "espíritas" usam o pretexto da "vida após a morte" para justificar seu julgamento desumano. Relativizando a culpa dos algozes, concentram-se na condenação das vítimas cujas tragédias são "explicadas" pela alegação de "reajustes espirituais".

O "espiritismo", dessa forma, acaba se nivelando ao pior coronelismo dos latifundiários, e de repente qualquer algoz, canalha e crápula que agir contra o próximo é "inocentado" porque seus erros individuais, mesmo os movidos pela impulsividade egoísta, são amenizados porque seguem "princípios de reajustes espirituais".

A "turminha trevosa" faz a festa. E todos se juntam aos "centros espíritas", se apegam aos "médiuns", e intuem até mesmo na produção de obras supérfluas, que no entanto fazem muitos leitores se apegarem às supostas "lições de amor" nelas escritas.

As pessoas acabam aceitando os piores sofrimentos e atraindo todo tipo de infortúnio. E são forçadas pelo "espiritismo" brasileiro a aceitarem felizes até a pior tortura, a perda desnecessária dos melhores amigos, parentes e cônjuges e acreditar que tudo isso ficará superado numa "vida futura" que ninguém sabe quando ocorrerá.

Claro, pimenta nos olhos dos outros é refresco, e não é o "astro" do "espiritismo" que perderá, ao menos prematuramente, o melhor amigo, a mais bela namorada ou aquele melhor confidente, mas o do seu fiel seguidor que se dirige a essa seita com fidelidade canina e vontade bovina.

Isso acaba atraindo espíritos traiçoeiros que haviam agido no Catolicismo medieval e que, agora, tentam reciclar a religião do imperador romano Constantino com algumas pequenas alterações, como o arremedo de ciência, a reencarnação e a vida espiritual. 

Mas, de resto, é o mesmo Catolicismo Apostólico Romano que hoje tenta se esconder sob as calças do professor Rivail. E é justamente ele, lá do além, que tem seu nome posto na conta de todos os abusos e erros, muitos gravíssimos, cometidos pelos "espiritas" brasileiros. Infelizmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divaldo não sabia que estava apoiando um neo-nazista?

Infelizmente, o "Espiritismo" brasileiro é a religião mais respeitada do Brasil, já que suas irregularidades e erros nunca são denunciados. Por isso fica fácil pagar a doutrina brasileira, totalmente contradizente com a doutrina original francesa, e preservá-la diante da opinião pública que a define como a religião mais racional, moderna, honesta e humilde do país. Na época das eleições, correu uma declaração de Divaldo Franco que deixou os seus admiradores mais progressistas de cabelos em pé, embora em inúmeras vezes, inclusive em suas obras, o "médium" baiano tenha exposto seu claro conservadorismo, adequado a forma medieval de Catolicismo que dominava em seus tempos de jovem. Falando curto e grosso: Divaldo declarou seu apoio a Jair Bolsonaro. Não podemos mais colocar provas disto aqui por alguma censura que retirou qualquer referência a declaração para que fiéis progressistas continuassem idolatrando o "médium", que dá muito dinheiro para a

Ódio anti-petista de Robson Pinheiro pode ter orientação de espíritos de senhores de engenho e adeptos do Fascismo

O "Espiritismo" sempre foi conhecido como a religião da razão e do amor. Mas Robson Pinheiro que mudar isso. Para ele o "Espiritismo" passa a ser a doutrina da barbárie e do ódio. Incapaz de negociar com aqueles que não se afinam com suas convicções políticas elitistas, Pinheiro se une aos neo-pentecostais e derrama a sua gosmenta baba de raiva contra a esquerda, ignorando os verdadeiros responsáveis pela crise, que é mundial e desprezando os bastidores do poder. Robson é um autêntico analfabeto político, pois dá sinais de que não sabe das complexas relações de poder, num perfeito exemplo de pedantismo político. E de acordo com a lei de afinidade (ignorada pelos "espíritas" brasileiros), atrai espíritos de senhores de engenho e de simpatizantes do Fascismo. Pinheiro psicografa um livro "político" demonstrando escancarado desconhecimento sobre o assunto. Ignora fatos que comprovam que a verdadeira quadrilha é justamente os políticos que ele

“Divaldo Franco é um charlatão”, diz jornal espírita sobre bolsonarismo do médium

Publicado no Jornal Crítica Espírita: Na análise marxista, a religião possui um duplo sentido social. Pode ser tanto “ópio”, ou seja, alienação, misticismo, sectarismo, e domesticação das massas em prol da classe que a oprime, quanto “protesto”, como transformação para “quebrar as correntes que aprisionam o homem a um mundo invertido”. Allan Kardec, na Revista Espírita de 1868, alguns meses antes de desencarnar, conceitua religião como “comunhão de pensamentos e sentimentos com vistas ao amor e à fraternidade”. Com todas as limitações históricas e teóricas, viu que a religião deveria se caracterizar pela existência de elementos progressistas. Nesta foto, vemos perfeitamente a religião como ópio e ferramenta da ignorância e do ódio. Abraços afetuosos, exalando canalhice, safadeza e aquele sadismo clássico e “civilizado” de quem quer receber aplausos daqueles cuja dignidade foi sabotada por um projeto econômico e político de extorsão do povo. Lado bom: máscaras finalmente caíram. Há al