Pular para o conteúdo principal

Apego à supremacia do status quo está destruindo o Brasil

A sociedade brasileira está indo para um caminho muito perigoso. Apegada a paradigmas de alto status social, as pessoas são lesadas e enganadas diariamente, movidas por ilusões que a valorização cega de pessoas com algum atributo superior lhes trazem.

Desde que Dilma Rousseff foi expulsa do poder, as pessoas revelaram tais caprichos. Passaram a endeusar pessoas com algum atributo "respeitável", sem saber dos desastres que cometem, pois se tratam apenas de atributos materiais, obtidos nem sempre de maneira honesta e que servem apenas de escudo para os privilegiados cometerem seus abusos.

Do juiz Sérgio Moro, endeusado pelo atributo do status jurídico, a Luciano Huck, que domina a visibilidade plena na mídia, outros "deuses" da Terra são criados, por supostas virtudes técnicas ou qualidades equiparadas. Como Jaime Lerner e Henrique Meirelles, só para citar dois festejados tecnocratas, que muitos veem ingenuamente como "símbolos máximos de competência e funcionalidade".

Na religião, o que se vê também é esse apego. A ilusão de atribuir superioridade a uma parcela de homens e mulheres que parecem ter a chave do Céu, como se estivessem pagando o passaporte para a moradia definitiva ao lado de Deus, permite o endeusamento cego desses indivíduos.

No "espiritismo", o exemplo de Francisco Cândido Xavier é notório, ele que se tornou o exemplo máximo de impunidade e total complacência, protegido por um status religioso que esconde os aspectos preocupantemente sombrios. Não foi por falta de aviso que o Brasil se rendeu ao farsante Chico Xavier: ele personifica com rigorosa exatidão o "inimigo interno do Espiritismo" descrito minuciosamente por Allan Kardec e por mensageiros espirituais como Erasto.

Só o que Chico Xavier fez com Humberto de Campos, na verdade uma revanche contra uma crítica irônica que o autor maranhense escreveu sobre Parnaso de Além-Túmulo, desmereceria toda a reputação que o suposto médium recebeu ao longo dos anos.

Chico usurpou o nome de Humberto de Campos (poderia ter escolhido Machado de Assis, mas aí facilitaria despertar desconfianças), atribuindo a ele um estilo de "escritor espiritual" que claramente contrastava com o que o autor maranhense escreveu em vida, e foi beneficiado pela incompreensão de pessoas do Direito cujo trato com a lógica e bom senso é muito deficitário (isso ocorre até hoje, vide Sérgio Moro, Gilmar Mendes, Rodrigo Janot e Carmem Lúcia).

O empate jurídico no processo judicial do caso Humberto de Campos, em 1944, garantiu a Chico Xavier a impunidade necessária para seu mito deslanchar. Ele se envolveu com pastiches literários, plágios eventuais em livros, fraudes em materialização nas quais assinava atestados, e no caso de Humberto criou um pseudônimo que dissimulava a usurpação através do codinome Irmão X, paródia de Conselheiro XX (embora seja um "irmão xis" diante do "conselheiro vinte").

A usurpação chegou ao ponto de Chico Xavier seduzir os herdeiros de Humberto, explorando a saudade da mãe, Ana de Campos Veras, pelo filho morto, e as cartas em linguagem paternal que Chico escrevia se passando pelo espírito de Humberto, dirigidas ao homônimo filho, produtor de TV e cético em relação às "psicografias" que levavam o nome do pai, como o patético livro Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, no qual se identificou até um plágio copiado de um livro cômico (!), O Brasil Anedótico, que Humberto lançou em vida em 1927.

Chico Xavier ainda seduziu Humberto de Campos Filho mostrando atividades de "caridade paliativa", num "centro espírita" em Uberaba, em 1957. Mulheres cozinhando sopas, velhinho doente de comportamento infantilizado. Temos que contestar esse padrão de "bondade" que é a "caridade paliativa", porque ela é feita mais para impressionar as pessoas do que ajudar os necessitados e, no fundo, ajuda muito, muito pouco.

O status quo religioso é ainda o mais perigoso, e o que observamos é que as pessoas, apegadas ao culto àqueles dotados de atribuições "superiores", passaram a sentir complacência ao erro. São erros graves que vemos em juristas, políticos, economistas, ídolos da TV, ídolos religiosos, entre outros, e as pessoas nem se preocupam.

Criou-se até uma malandragem que é o bordão "quem nunca erra?", uma desculpa esfarrapada para permitir que os privilegiados cometam erros graves e saiam imunes desta. É como se um vitorioso se revelasse um trapaceiro e este fizesse um jogo de cena para não perder seu prêmio e pedir para a torcida que lhe apoiasse.

Isso está destruindo o Brasil, entregando o país a uma situação de muitos retrocessos sociais, ameaçando a Constituição Federal, a qualidade de vida das populações, a segurança jurídica e institucional. Tudo isso está ameaçado e o Brasil está perdendo suas qualidades, sua riqueza, seus patrimônios, entregando seus bens naturais para estrangeiros, enquanto a política demonstra casos de corrupção muito mais graves do que aqueles a que se atribui oficialmente ao PT.

O Brasil está em perigo e as pessoas ainda estão felizes, achando que vivem no paraíso. Vemos uma mídia como a Rede Globo cujos donos são sonegadores de impostos e donos de fortunas exorbitantes e ninguém se incomoda com isso. Para um país que transformou um católico plagiador de livros em "ícone máximo do Espiritismo", tratado como um semi-deus, qualquer absurdo é possível. Que ninguém depois reclame quando o Brasil cair em ruínas após tantas convulsões sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divaldo não sabia que estava apoiando um neo-nazista?

Infelizmente, o "Espiritismo" brasileiro é a religião mais respeitada do Brasil, já que suas irregularidades e erros nunca são denunciados. Por isso fica fácil pagar a doutrina brasileira, totalmente contradizente com a doutrina original francesa, e preservá-la diante da opinião pública que a define como a religião mais racional, moderna, honesta e humilde do país. Na época das eleições, correu uma declaração de Divaldo Franco que deixou os seus admiradores mais progressistas de cabelos em pé, embora em inúmeras vezes, inclusive em suas obras, o "médium" baiano tenha exposto seu claro conservadorismo, adequado a forma medieval de Catolicismo que dominava em seus tempos de jovem. Falando curto e grosso: Divaldo declarou seu apoio a Jair Bolsonaro. Não podemos mais colocar provas disto aqui por alguma censura que retirou qualquer referência a declaração para que fiéis progressistas continuassem idolatrando o "médium", que dá muito dinheiro para a

Ódio anti-petista de Robson Pinheiro pode ter orientação de espíritos de senhores de engenho e adeptos do Fascismo

O "Espiritismo" sempre foi conhecido como a religião da razão e do amor. Mas Robson Pinheiro que mudar isso. Para ele o "Espiritismo" passa a ser a doutrina da barbárie e do ódio. Incapaz de negociar com aqueles que não se afinam com suas convicções políticas elitistas, Pinheiro se une aos neo-pentecostais e derrama a sua gosmenta baba de raiva contra a esquerda, ignorando os verdadeiros responsáveis pela crise, que é mundial e desprezando os bastidores do poder. Robson é um autêntico analfabeto político, pois dá sinais de que não sabe das complexas relações de poder, num perfeito exemplo de pedantismo político. E de acordo com a lei de afinidade (ignorada pelos "espíritas" brasileiros), atrai espíritos de senhores de engenho e de simpatizantes do Fascismo. Pinheiro psicografa um livro "político" demonstrando escancarado desconhecimento sobre o assunto. Ignora fatos que comprovam que a verdadeira quadrilha é justamente os políticos que ele

“Divaldo Franco é um charlatão”, diz jornal espírita sobre bolsonarismo do médium

Publicado no Jornal Crítica Espírita: Na análise marxista, a religião possui um duplo sentido social. Pode ser tanto “ópio”, ou seja, alienação, misticismo, sectarismo, e domesticação das massas em prol da classe que a oprime, quanto “protesto”, como transformação para “quebrar as correntes que aprisionam o homem a um mundo invertido”. Allan Kardec, na Revista Espírita de 1868, alguns meses antes de desencarnar, conceitua religião como “comunhão de pensamentos e sentimentos com vistas ao amor e à fraternidade”. Com todas as limitações históricas e teóricas, viu que a religião deveria se caracterizar pela existência de elementos progressistas. Nesta foto, vemos perfeitamente a religião como ópio e ferramenta da ignorância e do ódio. Abraços afetuosos, exalando canalhice, safadeza e aquele sadismo clássico e “civilizado” de quem quer receber aplausos daqueles cuja dignidade foi sabotada por um projeto econômico e político de extorsão do povo. Lado bom: máscaras finalmente caíram. Há al