Pular para o conteúdo principal

O "espiritismo" é uma doutrina de incompetentes

Uma coisa chama a atenção no tal "espiritismo" brasileiro. É a manifestação de pedantismo em vários aspectos, que criam um falso cientificismo e um pseudointelectualismo dentro da doutrina brasileira, que faz com que até igrejeiros possam posar de "sábios" diante de seus seguidores.

As publicações "espíritas" e os seminários mostram, como exemplos, ilustrações de cenários cósmicos ou de figuras da anatomia humana, prometendo uma análise filosófica e científica, com evocações aparentes a conhecimentos físicos, químicos, biológicos e antropológicos, mas sem a profundidade necessária, mas através de conceitos confusos corrompidos por abordagens esotéricas, místicas.

O "espiritismo" virou a religião dos que tiram "nota vermelha". Físicos frustrados se tornam articulistas e palestrantes a fazer descrições superficiais sobre conhecimentos físicos. Romancistas incompetentes viram sucesso imediato através de romances "mediúnicos" que são meros dramalhões temperados pelo moralismo religioso.

O caráter de incompetência e incompreensão típico do Brasil - exemplos recentes são a atuação irregular do juiz Sérgio Moro e do governo do presidente Michel Temer, cheio de transgressões à lei e à justiça social - , que em 1944 praticamente inocentou o "médium" Francisco Cândido Xavier com o empate jurídico diante do processo judicial sobre os pastiches literários atribuídos ao "espírito Humberto de Campos", permitem a supremacia social do "espiritismo" brasileiro.

Mas como essa supremacia existe, se o "espiritismo" só é representado por 2% da população brasileira? Simples. É porque, diferente de outras religiões, como o Catolicismo e as seitas evangélicas neopentecostais, os escândalos dos "espíritas" são acobertados ou, se ocorrem, são abafados, garantindo uma impunidade que nem os alinhados ao poder, como o católico Gabriel Chalita e os neopentecostais Silas Malafaia e Marco Feliciano, possuem.

A impunidade "espírita" faz com que esta religião, diante da desinformação generalizada cultivada pela grande mídia, se torne o exílio de pessoas sem profundidade intelectual. Donas-de-casa que acham que podem entender de Ciência e Filosofia, e há até casos como o do "médium" Nelson Moraes que montou um tal de "Zílio" se baseando em um Raul Seixas caricato que viu no Fantástico e revistas como Contigo, não necessariamente especializados em rock brasileiro.

O próprio Chico Xavier é empurrado ao falso vínculo de virtudes diversas: psicólogo, filósofo, cientista, cientista político, profeta, jornalista, intelectual etc etc etc. A "profecia da data-limite", com suas falhas de abordagem geológica e sociológica (propõe, por exemplo, que eslavos possam migrar para o litoral nordestino, quando a História registra que os primeiros eslavos a povoar terras brasileiras procuraram os Estados do Sul), também é um exemplo desse pedantismo pretensamente científico dos "espíritas".

Divaldo Franco, com sua verborragia não muito diferente da de um político demagogo do interior do Brasil, também é classificado como "professor", "cientista" e "filósofo" por seus fanáticos seguidores, por conta de estereótipos que remetem ao professor das décadas de 1930 e 1940, pretenso "dono do saber" em épocas em que as relações entre alunos e professores são bastante hierarquizadas.

E isso quando o "filósofo" Divaldo aposta numa tese absurda como a das "crianças-índigo" inventada por um casal norte-americano visando ganhar dinheiro com misticismo barato e que, com tanta ganância pelo sucesso da farsa, acabou se divorciando. Ver que uma fraude dessas é corroborada por Divaldo e pelos "espíritas" na esperança de encontrar um "menino Jesus" no "movimento espírita" é algo que revela, isso sim, falta de sabedoria e muita cara-de-pau.

O "espiritismo" reflete um país de compreensão parcial e tendenciosa das coisas, quando pessoas se acham "inteligentes" por nada e supostos especialistas possuem um desempenho em suas áreas que vai do medíocre para baixo. O "espiritismo" é o reflexo dos vícios que existem no Brasil, que por esse contraste entre pretensa sabedoria e ignorância profunda não consegue sair do atoleiro social que garante sempre o triunfo dos valores retrógrados e dos privilegiados abusivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divaldo não sabia que estava apoiando um neo-nazista?

Infelizmente, o "Espiritismo" brasileiro é a religião mais respeitada do Brasil, já que suas irregularidades e erros nunca são denunciados. Por isso fica fácil pagar a doutrina brasileira, totalmente contradizente com a doutrina original francesa, e preservá-la diante da opinião pública que a define como a religião mais racional, moderna, honesta e humilde do país. Na época das eleições, correu uma declaração de Divaldo Franco que deixou os seus admiradores mais progressistas de cabelos em pé, embora em inúmeras vezes, inclusive em suas obras, o "médium" baiano tenha exposto seu claro conservadorismo, adequado a forma medieval de Catolicismo que dominava em seus tempos de jovem. Falando curto e grosso: Divaldo declarou seu apoio a Jair Bolsonaro. Não podemos mais colocar provas disto aqui por alguma censura que retirou qualquer referência a declaração para que fiéis progressistas continuassem idolatrando o "médium", que dá muito dinheiro para a

Ódio anti-petista de Robson Pinheiro pode ter orientação de espíritos de senhores de engenho e adeptos do Fascismo

O "Espiritismo" sempre foi conhecido como a religião da razão e do amor. Mas Robson Pinheiro que mudar isso. Para ele o "Espiritismo" passa a ser a doutrina da barbárie e do ódio. Incapaz de negociar com aqueles que não se afinam com suas convicções políticas elitistas, Pinheiro se une aos neo-pentecostais e derrama a sua gosmenta baba de raiva contra a esquerda, ignorando os verdadeiros responsáveis pela crise, que é mundial e desprezando os bastidores do poder. Robson é um autêntico analfabeto político, pois dá sinais de que não sabe das complexas relações de poder, num perfeito exemplo de pedantismo político. E de acordo com a lei de afinidade (ignorada pelos "espíritas" brasileiros), atrai espíritos de senhores de engenho e de simpatizantes do Fascismo. Pinheiro psicografa um livro "político" demonstrando escancarado desconhecimento sobre o assunto. Ignora fatos que comprovam que a verdadeira quadrilha é justamente os políticos que ele

“Divaldo Franco é um charlatão”, diz jornal espírita sobre bolsonarismo do médium

Publicado no Jornal Crítica Espírita: Na análise marxista, a religião possui um duplo sentido social. Pode ser tanto “ópio”, ou seja, alienação, misticismo, sectarismo, e domesticação das massas em prol da classe que a oprime, quanto “protesto”, como transformação para “quebrar as correntes que aprisionam o homem a um mundo invertido”. Allan Kardec, na Revista Espírita de 1868, alguns meses antes de desencarnar, conceitua religião como “comunhão de pensamentos e sentimentos com vistas ao amor e à fraternidade”. Com todas as limitações históricas e teóricas, viu que a religião deveria se caracterizar pela existência de elementos progressistas. Nesta foto, vemos perfeitamente a religião como ópio e ferramenta da ignorância e do ódio. Abraços afetuosos, exalando canalhice, safadeza e aquele sadismo clássico e “civilizado” de quem quer receber aplausos daqueles cuja dignidade foi sabotada por um projeto econômico e político de extorsão do povo. Lado bom: máscaras finalmente caíram. Há al