Pular para o conteúdo principal

"Espiritismo" e Dinheiro

Do contrário que o verdadeiro Espiritismo, que amarga uma surpreendente impopularidade com palestras vazias, a sua versão deturpada, cheia de erros, enxertos e estimulante da fé cega, cresce cada vez mais, sobretudo entre católicos não assumidos que acreditam em reencarnação. Uma beleza.

Este crescimento tem se revelado uma verdadeira mina de tesouros para a FEB e para editoras similares que lucram gigantescas fortunas com seus livrinhos que enrolam textos enormes sobre paz e amor ou sobre pseudociência. A FEB, sobretudo, tem estimulado cada vez mais todo o tipo de oportunidade que signifique o acréscimo de muito dinheiro em seus cofres ou de adeptos e também de dissidentes. E nenhuma dessas oportunidades é desperdiçada.

Mas, claro. Essa corrida pelo ouro espiritólico não deve ser assumida. Ia pegar mal, espantar adeptos e fracassar os planos. Por isso mesmo, o Espiritolicismo tratou logo de criar um dogma, onde toda e qualquer vendagem seja destinada à caridade.

Mas que caridade? Onde estão as mudanças sociais que deveriam aparecer nos resultados de anos e anos de caridade feitas? Mesmo fora do Espiritolicismo, vemos muitas ONGs e instituições que se limitam a caridade estereotipada, aquela que conforta, mas não transforma, chegando inclusive a embutir valores duvidosos nas mentes dos assistidos, na tentativa de impedir qualquer revolução social. Nas instituições espiritólicas, não é diferente.

Isso pode significar que, mesmo que chegue algum dinheiro a essa caridade, ou ele é pouco, ou mal distribuído ou mal administrado. Mas não é absurdo imaginar que o dinheiro da vendagem de livros, dos ingressos de palestras e de outras formas, nem chegue às mãos dos necessitados.

Duas coisas a observar no Espiritolicismo quando se refere a dinheiro:
- Donos e administradores de centros sempre ostentam alto padrão de vida.
- Mesmo existindo inúmeros tipos de mediunidade, são estimulados apenas aqueles que possam ser convertidos em obras que possam ser vendidas ou se tornem espetáculos que atraiam multidões que possam se tornar fregueses em potencial dos produtos espiritólicos.

Nem é preciso comentar muito a respeito nestes dois aspectos.

Chico Xavier e o Dinheiro

Chico Xavier, o ícone-símbolo do Espiritolicismo, é estigmatizado como o "homem mais bondoso da Terra" pelo simples fato de ter entregado os direitos autorais de seus livros a editora da FEB. A editora nega e alega que os direitos são para a caridade. Mas a quantidade de exemplares vendidos comparado a transformação da sociedade desmentem esse mito.

E cá para nós: Xavier cometeu um erro grave (mais um de seus muitos erros - como esse cara errava!!!) em recusar o seu direito autoral. As pessoas tem a mania de pensar que ser voluntariamente pobre é sinal de bondade e de humildade, quando na verdade é sinal de falta de sensatez. Na verdade o que é condenável é ser rico, é querer ser melhor que os outros. Ganhar em prol de sua sobrevivência, tendo o direito ao mínimo de conforto nada tem de errado. Se por um lado é ruim ganhar mais do que os outros, ganhar menos que o necessário é igualmente danoso, onde a própria pessoa é que acaba se prejudicando.

E a suposta caridade de Xavier em nada ajudou de fato. Todo o estereótipo de "bondade infinita" associado ao médium é mais um dos fatores que fazem com que os livros que levam o nome de Xavier vendam cada vez mais, enriquecendo editoras, centros ou qualquer um que esteja disposto a usar o nome de Espiritismo para lucrar indevidamente às custas de ingênuos.

Eis os vendilhões dos templos modernos, que falam em nome de Jesus e de Kardec para fazer justamente o que estes reprovavam com bastante razão e bom senso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divaldo não sabia que estava apoiando um neo-nazista?

Infelizmente, o "Espiritismo" brasileiro é a religião mais respeitada do Brasil, já que suas irregularidades e erros nunca são denunciados. Por isso fica fácil pagar a doutrina brasileira, totalmente contradizente com a doutrina original francesa, e preservá-la diante da opinião pública que a define como a religião mais racional, moderna, honesta e humilde do país. Na época das eleições, correu uma declaração de Divaldo Franco que deixou os seus admiradores mais progressistas de cabelos em pé, embora em inúmeras vezes, inclusive em suas obras, o "médium" baiano tenha exposto seu claro conservadorismo, adequado a forma medieval de Catolicismo que dominava em seus tempos de jovem. Falando curto e grosso: Divaldo declarou seu apoio a Jair Bolsonaro. Não podemos mais colocar provas disto aqui por alguma censura que retirou qualquer referência a declaração para que fiéis progressistas continuassem idolatrando o "médium", que dá muito dinheiro para a

Ódio anti-petista de Robson Pinheiro pode ter orientação de espíritos de senhores de engenho e adeptos do Fascismo

O "Espiritismo" sempre foi conhecido como a religião da razão e do amor. Mas Robson Pinheiro que mudar isso. Para ele o "Espiritismo" passa a ser a doutrina da barbárie e do ódio. Incapaz de negociar com aqueles que não se afinam com suas convicções políticas elitistas, Pinheiro se une aos neo-pentecostais e derrama a sua gosmenta baba de raiva contra a esquerda, ignorando os verdadeiros responsáveis pela crise, que é mundial e desprezando os bastidores do poder. Robson é um autêntico analfabeto político, pois dá sinais de que não sabe das complexas relações de poder, num perfeito exemplo de pedantismo político. E de acordo com a lei de afinidade (ignorada pelos "espíritas" brasileiros), atrai espíritos de senhores de engenho e de simpatizantes do Fascismo. Pinheiro psicografa um livro "político" demonstrando escancarado desconhecimento sobre o assunto. Ignora fatos que comprovam que a verdadeira quadrilha é justamente os políticos que ele

“Divaldo Franco é um charlatão”, diz jornal espírita sobre bolsonarismo do médium

Publicado no Jornal Crítica Espírita: Na análise marxista, a religião possui um duplo sentido social. Pode ser tanto “ópio”, ou seja, alienação, misticismo, sectarismo, e domesticação das massas em prol da classe que a oprime, quanto “protesto”, como transformação para “quebrar as correntes que aprisionam o homem a um mundo invertido”. Allan Kardec, na Revista Espírita de 1868, alguns meses antes de desencarnar, conceitua religião como “comunhão de pensamentos e sentimentos com vistas ao amor e à fraternidade”. Com todas as limitações históricas e teóricas, viu que a religião deveria se caracterizar pela existência de elementos progressistas. Nesta foto, vemos perfeitamente a religião como ópio e ferramenta da ignorância e do ódio. Abraços afetuosos, exalando canalhice, safadeza e aquele sadismo clássico e “civilizado” de quem quer receber aplausos daqueles cuja dignidade foi sabotada por um projeto econômico e político de extorsão do povo. Lado bom: máscaras finalmente caíram. Há al