Pular para o conteúdo principal

Cuidado com o outro extremo!

Um grupo de pessoas vem trabalhando incessantemente na tentativa de devolver o caráter científico à Doutrina Espírita, tão esquecido em nosso país, substituído por uma pieguice mística que atrapalha toda a compreensão das lições de Kardec. Louvável essa iniciativa.

Mas parte deste grupo, vem demonstrando a adoção de uma atitude do tipo "oito ou oitenta", achando que para livrar da pieguice, deve se eliminar o caráter emotivo e religioso da doutrina, hermetificando como se o Espiritismo fosse feito de chumbo. São indivíduos que usando a insensibilidade e - pasmem! - o egoísmo, acabam estragando a doutrina tanto quanto os piegas místicos. Não dá para ter equilíbrio, não?

Essa turma portadora de corações de chumbo chega, às vezes a desdenhar a caridade, se esquecendo que este é pilar mais importante da doutrina codificada por Kardec. E não sou eu que digo isso e sim o próprio Kardec, que transformou em lema a frase "Fora da caridade não há salvação".

Nesta semana tive uma discussão feia (mais uma...) com alguns membros de uma comunidade que recuperava o teor científico do Espiritismo que defenderam o Capitalismo. Não vou entrar em detalhes, mas não é preciso ser cientista e nem irmã de caridade para saber que o Capitalismo é, por suas próprias regras, um sistema excludente, humilhante, cruel, corrupto, injusto e bastante enganador, onde a vida de empresas é mais importante que a vida de seres humanos e o (excessivo) lucro financeiro é sempre o objetivo final. Ou seja, o oposto da caridade kardeciana. Cadê a coerência dessa gente, metida a ser tão racional?

Creio que o excesso de racionalismo, talvez por revolta ao excesso de pieguice dos espiritólicos, tenha secado o coração dessa gente que, no desespero, quis tirar de Kardec a tão mencionada caridade, base importante da Doutrina Espírita. Se esquecem que Kardec era emotivo, alegre, que era casado, que sofreu no fim da vida abandonado por quem não entendeu a nova doutrina que codificara e que falou em Lei de Amor em várias vezes em suas obras! Espiritismo não é pieguice, mas também não é insensibilidade. Dá para ser científico amando as outras pessoas.

Até porque a ciência de Kardec era humana. Kardec não ficava trancado em laboratórios misturando líquidos em tubos de ensaio. Seus instrumentos de trabalho eram as pessoas, médiuns, observadores, estudiosos e pessoas que serviam de contato para todos estes. Aliás, Kardec era um educador, e seu objeto de pesquisa eram as pessoas. Não dá para ser insensível trabalhando desta maneira!

Por isso mesmo digo que vamos sim, tirar toda a fantasia infantil que enxertaram no Espiritismo brasileiro, importado de outras crenças, nada científicas. Mas vamos manter a emotividade, o amor ao próximo, a alegria e o prazer de ver no outro alguém que merece a felicidade, através de um mundo mais justo e caridoso, onde um simples bom dia dado no elevador consegue mudar o destino de quem ouve.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divaldo não sabia que estava apoiando um neo-nazista?

Infelizmente, o "Espiritismo" brasileiro é a religião mais respeitada do Brasil, já que suas irregularidades e erros nunca são denunciados. Por isso fica fácil pagar a doutrina brasileira, totalmente contradizente com a doutrina original francesa, e preservá-la diante da opinião pública que a define como a religião mais racional, moderna, honesta e humilde do país. Na época das eleições, correu uma declaração de Divaldo Franco que deixou os seus admiradores mais progressistas de cabelos em pé, embora em inúmeras vezes, inclusive em suas obras, o "médium" baiano tenha exposto seu claro conservadorismo, adequado a forma medieval de Catolicismo que dominava em seus tempos de jovem. Falando curto e grosso: Divaldo declarou seu apoio a Jair Bolsonaro. Não podemos mais colocar provas disto aqui por alguma censura que retirou qualquer referência a declaração para que fiéis progressistas continuassem idolatrando o "médium", que dá muito dinheiro para a

Ódio anti-petista de Robson Pinheiro pode ter orientação de espíritos de senhores de engenho e adeptos do Fascismo

O "Espiritismo" sempre foi conhecido como a religião da razão e do amor. Mas Robson Pinheiro que mudar isso. Para ele o "Espiritismo" passa a ser a doutrina da barbárie e do ódio. Incapaz de negociar com aqueles que não se afinam com suas convicções políticas elitistas, Pinheiro se une aos neo-pentecostais e derrama a sua gosmenta baba de raiva contra a esquerda, ignorando os verdadeiros responsáveis pela crise, que é mundial e desprezando os bastidores do poder. Robson é um autêntico analfabeto político, pois dá sinais de que não sabe das complexas relações de poder, num perfeito exemplo de pedantismo político. E de acordo com a lei de afinidade (ignorada pelos "espíritas" brasileiros), atrai espíritos de senhores de engenho e de simpatizantes do Fascismo. Pinheiro psicografa um livro "político" demonstrando escancarado desconhecimento sobre o assunto. Ignora fatos que comprovam que a verdadeira quadrilha é justamente os políticos que ele

“Divaldo Franco é um charlatão”, diz jornal espírita sobre bolsonarismo do médium

Publicado no Jornal Crítica Espírita: Na análise marxista, a religião possui um duplo sentido social. Pode ser tanto “ópio”, ou seja, alienação, misticismo, sectarismo, e domesticação das massas em prol da classe que a oprime, quanto “protesto”, como transformação para “quebrar as correntes que aprisionam o homem a um mundo invertido”. Allan Kardec, na Revista Espírita de 1868, alguns meses antes de desencarnar, conceitua religião como “comunhão de pensamentos e sentimentos com vistas ao amor e à fraternidade”. Com todas as limitações históricas e teóricas, viu que a religião deveria se caracterizar pela existência de elementos progressistas. Nesta foto, vemos perfeitamente a religião como ópio e ferramenta da ignorância e do ódio. Abraços afetuosos, exalando canalhice, safadeza e aquele sadismo clássico e “civilizado” de quem quer receber aplausos daqueles cuja dignidade foi sabotada por um projeto econômico e político de extorsão do povo. Lado bom: máscaras finalmente caíram. Há al