Pular para o conteúdo principal

Cuidado com o outro extremo!

Um grupo de pessoas vem trabalhando incessantemente na tentativa de devolver o caráter científico à Doutrina Espírita, tão esquecido em nosso país, substituído por uma pieguice mística que atrapalha toda a compreensão das lições de Kardec. Louvável essa iniciativa.

Mas parte deste grupo, vem demonstrando a adoção de uma atitude do tipo "oito ou oitenta", achando que para livrar da pieguice, deve se eliminar o caráter emotivo e religioso da doutrina, hermetificando como se o Espiritismo fosse feito de chumbo. São indivíduos que usando a insensibilidade e - pasmem! - o egoísmo, acabam estragando a doutrina tanto quanto os piegas místicos. Não dá para ter equilíbrio, não?

Essa turma portadora de corações de chumbo chega, às vezes a desdenhar a caridade, se esquecendo que este é pilar mais importante da doutrina codificada por Kardec. E não sou eu que digo isso e sim o próprio Kardec, que transformou em lema a frase "Fora da caridade não há salvação".

Nesta semana tive uma discussão feia (mais uma...) com alguns membros de uma comunidade que recuperava o teor científico do Espiritismo que defenderam o Capitalismo. Não vou entrar em detalhes, mas não é preciso ser cientista e nem irmã de caridade para saber que o Capitalismo é, por suas próprias regras, um sistema excludente, humilhante, cruel, corrupto, injusto e bastante enganador, onde a vida de empresas é mais importante que a vida de seres humanos e o (excessivo) lucro financeiro é sempre o objetivo final. Ou seja, o oposto da caridade kardeciana. Cadê a coerência dessa gente, metida a ser tão racional?

Creio que o excesso de racionalismo, talvez por revolta ao excesso de pieguice dos espiritólicos, tenha secado o coração dessa gente que, no desespero, quis tirar de Kardec a tão mencionada caridade, base importante da Doutrina Espírita. Se esquecem que Kardec era emotivo, alegre, que era casado, que sofreu no fim da vida abandonado por quem não entendeu a nova doutrina que codificara e que falou em Lei de Amor em várias vezes em suas obras! Espiritismo não é pieguice, mas também não é insensibilidade. Dá para ser científico amando as outras pessoas.

Até porque a ciência de Kardec era humana. Kardec não ficava trancado em laboratórios misturando líquidos em tubos de ensaio. Seus instrumentos de trabalho eram as pessoas, médiuns, observadores, estudiosos e pessoas que serviam de contato para todos estes. Aliás, Kardec era um educador, e seu objeto de pesquisa eram as pessoas. Não dá para ser insensível trabalhando desta maneira!

Por isso mesmo digo que vamos sim, tirar toda a fantasia infantil que enxertaram no Espiritismo brasileiro, importado de outras crenças, nada científicas. Mas vamos manter a emotividade, o amor ao próximo, a alegria e o prazer de ver no outro alguém que merece a felicidade, através de um mundo mais justo e caridoso, onde um simples bom dia dado no elevador consegue mudar o destino de quem ouve.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ódio anti-petista de Robson Pinheiro pode ter orientação de espíritos de senhores de engenho e adeptos do Fascismo

O "Espiritismo" sempre foi conhecido como a religião da razão e do amor. Mas Robson Pinheiro que mudar isso. Para ele o "Espiritismo" passa a ser a doutrina da barbárie e do ódio. Incapaz de negociar com aqueles que não se afinam com suas convicções políticas elitistas, Pinheiro se une aos neo-pentecostais e derrama a sua gosmenta baba de raiva contra a esquerda, ignorando os verdadeiros responsáveis pela crise, que é mundial e desprezando os bastidores do poder. Robson é um autêntico analfabeto político, pois dá sinais de que não sabe das complexas relações de poder, num perfeito exemplo de pedantismo político. E de acordo com a lei de afinidade (ignorada pelos "espíritas" brasileiros), atrai espíritos de senhores de engenho e de simpatizantes do Fascismo. Pinheiro psicografa um livro "político" demonstrando escancarado desconhecimento sobre o assunto. Ignora fatos que comprovam que a verdadeira quadrilha é justamente os políticos que ele...

O apoio de Chico Xavier à ditadura militar que poucos perceberam

  ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA - O QUE FOI QUE UM "MÉDIUM", TIDO COMO "SÍMBOLO DA PAZ", FOI FAZER NUMA ENTIDADE COM UM NOME BELICOSO, PARA RECEBER PRÊMIOS POR TER APOIADO A DITADURA MILITAR? (Autor: Investigador Espírita -  http://chicoxavieraluzdaprova.blogspot.com ) Oficialmente, o "médium" Francisco Cândido Xavier é conhecido como um "símbolo máximo da paz, da fraternidade, da bondade e da caridade", e, perto dos 20 anos de falecimento, a serem lembrados em 2022, ele é alvo de tentativas de reabilitação nas redes sociais. Apesar da imagem "bondosa", a trajetória de Chico Xavier, como é conhecido, é marcada por aspectos bastante sombrios que, num país menos ingênuo, colocaria em xeque-mate essa reputação tão agradável a muita gente que, dotada de fascinação obsessiva (prática condenada pelo Espiritismo original de Allan Kardec), blinda o "médium", passando pano até mesmo nos seus piores erros. Desde  Parnaso de Além-Túmulo , o ...

Suposta mensagem de filho de Carlinhos de Jesus reacende moralismo medieval "espírita"

O FALECIDO EDUARDO DE JESUS, AO LADO DO PAI, COREÓGRAFO CARLINHOS DE JESUS. O moralismo medieval existente no "espiritismo" brasileiro - aspecto explícito, mas renegado pelos seus membros e seguidores - se reascendeu com mais uma mensagem atribuída a um jovem músico carioca que foi assassinado há quatro anos. Vamos à história da tragédia. Carlos Eduardo Mendes de Jesus, ou simplesmente Eduardo de Jesus, era um sambista. Era filho do bailarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus. Ele integrava a banda Improviso, que depois mudou seu nome para Samba Firme. Ele se apresentava numa boate em Realengo quando, na saída deste lugar, na noite de 19 de novembro de 2011, foi morto a tiros. Investigações posteriores descobriram que seis PMs estavam envolvidos no assassinato. Há suspeitas de motivação passional ou vingança, uma vez que, três meses antes, os outros integrantes do Samba Firme se envolveram em uma discussão com um PM. Os seis suspeitos estão detidos esperando julgamento. Em 2012...